Garmin revela resultados do quarto trimestre e resultados fiscais de 2015


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A Garmin anunciou os seus resultados operacionais referentes ao quarto trimestre de 2015, que terminou a 26 de dezembro de 2015, e os resultados fiscais de 2015.

A companhia arrecadou o ano passado 2.820 milhões de dólares em receitas, com as áreas de outdoor, fitness, aviação e marítima a registarem um crescimento conjunto de 9%, face aos valores verificados em 2014. Estes segmentos de negócios contribuíram 63% para o total de receitas em 2015. O relatório anual revela ainda que foram distribuídas cerca de 16,2 milhões de unidades de produtos, um valor 7% superior face ao registado em 2014.

No que diz respeito aos resultados trimestrais, nos últimos três meses de 2015 a Garmin somou 781 milhões de euros de receitas. As áreas de negócio de outdoor, fitness, aviação e marítima foram novamente aquelas que mais contribuíram para os resultados finais, representando 66% deste total. As margens bruta e operacional fixaram-se nos 52,9% e 18,7%, respetivamente.

Fitness:
O segmento de fitness registou um aumento de receitas de 14% no quarto trimestre, refletindo a força das nossas ofertas de saúde e bem-estar, corrida e ciclismo. A nossa campanha publicitária Beat Yesterday teve um impacto muito positivo nas vendas registadas nos períodos de férias, e na própria Garmin enquanto marca. Apresentámos recentemente o Varia Vision, um equipamento que vem estrear uma nova categoria de produtos e que oferece aos ciclistas um ecrã no campo de visão que promove uma maior segurança na estrada ao colocar na linha de visão dos atetas informação útil. Acreditamos que o nosso alinhamento de produtos é muito forte e esperamos que 2016 seja mais um ano de crescimento para o segmento de fitness.

Outdoor:
O segmento de outdoor registou um crescimento de receitas de 6% no quarto trimestre, graças à forte contribuição dos nossos wearables para atividades outdoor. Estamos muito satisfeitos por podermos entrar em 2016 com uma série de novos produtos, nomeadamente com o fēnix® 3 HR que integra a tecnologia de medicação de frequência cardíaca no pulso Garmin Elevate, com o Approach® S20 e G10, e com o TruSwing™. A aquisição ainda pendente da DeLorme® e a aquisição da PulsedLight™ vai permitir-nos expandir o nosso negócio para novas áreas de crescimento no futuro.

Aviação:
O segmento de aviação apresentou um aumento das receitas de 12% no trimestre em análise, ultrapassando as nossas expectativas dado o crítico ambiente global que caracteriza atualmente o setor da aviação. Vamos continuar a investir nas próximas certificações com distintos parceiros OEM e a desenvolver novos produtos e tecnologias. Esperamos que este nosso trabalho resulte em ganhos de quota de mercado no segmento da aviação, a longo prazo.

Marítimo:
O segmento marítimo apresentou um crescimento de receitas de 8% num trimestre tipicamente mais fraco, graças à nova oferta de produtos da Garmin. Anunciámos recentemente a série Striker™, uma nova linha de sistemas de localização de peixes que vem redefinir o mercado de sondas de entrada de gama com capacidades GPS. Em recentes eventos ligados à indústria náutica, anunciámos o wearable quatix 3, o GNX Wind, que oferece aos marinheiros informação importante relativa aos cento e à embarcação. Em 2015 registámos melhoramentos tanto a nível das receitas como do lucro fruto do investimento significativo feitos nos últimos anos. Acreditamos que temos um alinhamento de produtos bastante forte e esperamos registar novamente um ano de crescimento em 2016.

Automóvel:
Com um resultado consistente com a crescente queda do mercado global dos equipamentos de navegação pessoal, o segmento automóvel registou uma queda de 21% no quarto trimestre. No entanto, no primeiro trimestre de 2016 haverá novidades para a área automóvel com o lançamento de novos produtos que têm em atenção funcionalidade relacionadas com segurança. E relativamente ao negócio OEM, a nossa recente solução de software de navegação de alto desempenho surge totalmente integrada nos novos Mercedes E‐Class recentemente lançados em Detroit.

Informação financeira adicional:
No trimestre em análise, as despesas operacionais totalizaram 267 milhões de dólares, um aumento de 5% face ao ano anterior. O investimento feito na área de Investigação & desenvolvimento aumentou 4%, com especial ênfase nos equipamentos orientados para um estilo de vida ativo da área de fitness e de outdoor. O investimento em publicidade aumentou 5%, fruto do reforço publicitário feito para os wearables das áreas de fitness e outdoor.

Expectativas para 2016:
Esperamos receitas de aproximadamente 2,82 mil milhões de dólares em 2016, com o crescimento em todos os segmentos não-automóvel a compensar as crescentes quebras do mercado dos sistemas de navegação pessoal. Esperamos que a margem bruta se fixe nos 54,5% aproximadamente, um valor semelhante ao do ano anterior. Estimamos uma diminuição da margem operacional de cerca de 18% no seguimento do crescente investimento em investigação e desenvolvimento e da integração das aquisições recentemente anunciadas. Com uma taxa de imposto estimada de cerca de 20,5%, prevemos um EPS em 2016 de aproximadamente 2,25 dólares. Estão aqui incluídos cerca de 0,05 dólares de impacto negativo em 2016 fruto das aquisições.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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