NOVA IMS e SAP estabelecem parceria para desenvolvimento de competências em gestão de informação


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A SAP e a NOVA IMS iniciam assim uma parceria que visa enfrentar a revolução digital, também denominada quarta revolução industrial, que está em curso na sociedade global e que coloca nas tecnologias de informação e comunicação um papel fulcral na resposta aos desafios económicos, atuais e futuros. Este acordo, já materializado no patrocínio da SAP à pós-graduação em “Digital Enterprise Management” da NOVA IMS, visa a criação de uma importante bolsa de profissionais com competências de ponta, na nova vaga de soluções de gestão de informação empresarial, que asseguram um elevado índice de empregabilidade.

A parceria pretende formar e atualizar mais de 300 profissionais anualmente, adequadamente qualificados a ocupar novos e relevantes cargos nas organizações, de forma a poderem liderar a transformação digital dentro das organizações e contribuir para a criação de valor e desenvolvimento da economia dentro do novo paradigma económico que importa dominar.

Ambas as organizações têm em comum influenciar e impactar a transformação digital na economia nacional, especialmente conhecendo o défice de profissionais nesta área verdadeiramente fundamental e cuja relevância tem reunido os esforços nacionais e europeus em iniciativas como o Portugal 2020 e Horizonte 2020. Pretendendo contribuir para a capacitação de mais de 1.500 profissionais até 2020, esta parceria responde diretamente às necessidades do mercado empresarial, não só em Portugal como no mundo inteiro.

Sobre esta parceria, Pedro Simões Coelho, professor e diretor da NOVA IMS, realça que “a existência de data scientists e de recursos humanos, adequadamente preparados e em número suficiente, é crucial para a eficiência e competitividade das organizações portuguesas. Estamos, por isso, comprometidos em disponibilizar, não só para os estudantes como para os profissionais que pretendem reorientar as suas carreiras, os programas mais inovadores nas áreas digitais que têm uma grande procura pelo mercado de trabalho e apresentam níveis de empregabilidade na ordem dos 100%.”

Por seu turno, Carlos Lacerda, diretor-geral da SAP Portugal refere que “em conjunto com a NOVA IMS, queremos aumentar as iniciativas de atualização de competências e desenvolvimento de carreiras na área da digitalização, assim como promover a requalificação de profissionais, que se encontram em situação de desemprego jovem ou de longa duração.” Acrescentando que “com este acordo ambicionamos criar as condições e as competências tecnológicas necessárias ao mercado de trabalho e ao universo SAP, que inclui as empresas clientes, parceiros e a própria SAP, para a implementação de soluções de gestão e tecnológicas emergentes como é o caso do Internet of Things e do Big Data”.

Reforçar a NOVA IMS como a escola de referência de Data Science em Portugal e na Europa e posicionar a SAP como uma empresa inovadora que apoia a criação de emprego e o desenvolvimento de competências em TI, deficitárias em Portugal, atraindo também ofertas de emprego no mundo e a promoção da internacionalização do talento, são alguns dos objetivos desta importante parceria para o universo académico e mercado laboral.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *