NEC e Bristol Is Open estabelecem parceria de longo prazo para desenvolver cidade aberta e programável


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A NEC anunciou a assinatura de um acordo de parceria de longo prazo com a Bristol Is Open, uma iniciativa ambiciosa de cidade inteligente no Reino Unido.

A Bristol Is Open é uma joint venture entre a Câmara Municipal de Bristol e a Universidade de Bristol, e visa criar a primeira cidade aberta e programável do mundo para apoiar a criação de novos e inovadores serviços inteligentes destinados às pessoas, aos negócios e às universidades. Daqui resultarão melhorias numa ampla gama de serviços, incluindo a gestão de tráfego, a gestão de resíduos, o entretenimento, a democracia digital e o fornecimento de energia.

Esta parceria permite à NEC demonstrar novas abordagens de transformação digital à escala urbana, perseguindo o seu objetivo de criar novo valor social para os evoluídos mundos de amanhã. Adicionalmente, contribui para que a Bristol Is Open possa atingir o seu objetivo de criar a primeira cidade aberta e programável do mundo, com uma rede digital urbana que inclui fibra ótica terrestre, uma rede de acesso sem fios experimental, e uma rede em Radiofrequência (RF) que cobre grande parte da cidade.

O Ministro da Economia Digital do Reino Unido, Ed Vaizey, afirmou: “a Bristol Is Open é um dos principais projetos do Reino Unido para as cidades inteligentes digitais, liderado pela Universidade de Bristol e pela Câmara Municipal de Bristol, e faz parte do programa do Governo para as cidades “superligadas”. É muito bom ver a NEC entrar nesta parceria com a Bristol Is Open, uma colaboração que vai ajudar a trazer mais tecnologia inovadora e mais serviços inteligentes para os residentes e para as empresas de Bristol”.

George Ferguson, Presidente da Câmara de Bristol, disse, “Há mais pessoas a usar internet em Bristol do que em qualquer outra grande cidade do Reino Unido, e há mais pessoas a trabalhar em tecnologia digital na região de Bristol & Bath do que em qualquer outra região fora de Londres e da região Sudeste. Estamos a avançar com a inovação digital a um ritmo acelerado e a “Bristol Is Open” é um dos exemplos mais emocionantes da minha estratégia para fazer de Bristol um banco de ensaios para novas ideias. Estou muito satisfeito que a NEC traga a sua experiência técnica e comercial porque temos muito a ganhar ao partilhar esta viagem com parceiros globais”.

Dejan Bojic, Diretor do Smart Solutions Programme da NEC Europa, afirmou, “para a NEC é particularmente relevante o trabalho da Bristol Is Open porque partilhamos a sua convicção de que é necessário aumentar o nível de transformação digital para se alcançar a cidade inteligente do futuro. A NEC tem o prazer de apoiar e endossar o desenvolvimento feito pela Bristol Is Open na área de redes definidas por software, como alicerce da Internet das Coisas e do Big Data, soluções necessárias para abordar questões críticas enfrentadas pelas comunidades urbanas em todo o mundo”.

Segundo Paul Wilson, Diretor Geral da Bristol Is Open, “Bristol realizou um estudo aprofundado dos mecanismos de provisionamento da rede no contexto das cidades inteligentes, abordando a conetividade de forma tecnologicamente agnóstica, heterogénea e definida por software, à escala urbana. Esta abordagem flexível visa endereçar muitas das restrições decorrentes da atual arquitetura rígida das redes disponíveis comercialmente. Com a colocação da nossa rede ao serviço, ao longo de 2016, iremos demonstrar os novos níveis de conetividade que estabelecerão uma nova referência para a cidade inteligente do futuro. Estamos extremamente satisfeitos por ter a NEC como parceiro, pelo alcance global, conhecimento e pragmatismo que aportam ao que nós estamos a fazer”.

A NEC, a Bristol Is Open e a Câmara Municipal de Bristol fazem parte do consórcio REPLICATE Lighthouse City, bem como San Sebastian e Florença. O consórcio irá desenvolver soluções de Smart City integradas, para resolver problemas urbanos, tais como o congestionamento do tráfego, a má qualidade do ar e o uso não sustentável de energia. O consórcio recebeu financiamento no valor de 25 M€ como parte do projeto de financiamento Smart Cities and Communities, através do Programa de Inovação Horizon 2020 da EU.

O contrato de parceria da NEC tem por base um Memorando de Entendimento, e vai ajudar Bristol, a oitava cidade mais populosa do Reino Unido, na sua caminhada para se tornar uma cidade programável e aberta. A NEC tem vindo a disponibilizar à Bristol Is Open tecnologias avançadas de TI e telecomunicações, incluindo switches compatíveis com o Software-Defined Networking (SDN), sistemas de pequenas células LTE e sistemas de micro-ondas iPASOLINK ultracompactos, ajudando a construir a plataforma de ensaios da cidade inteligente.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *